terça-feira, 2 de julho de 2013

III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO



PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO -
ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA EM BUSCA DA DIVERSIDADE

Realizamos nos dias 13 e 14 de junho do corrente ano a III Conferência Municipal de Educação de Nova Ipixuna intitulada Plano Municipal de Educação – Espaço de construção democrática em busca da diversidade. A temática traz as intenções do plano que é a de uma construção democrática, dialogada, de participação ampla que valorize a diversidade presente em nosso município, que valorize os diferentes conhecimentos e culturas.



Os representantes dos diferentes agentes educativos e sociais presentes na Conferência assumiram a responsabilidade de repensar as ações de iniciativa da União, do Estado e dos Municípios para a elaboração de proposta para a educação para a próxima década, uma responsabilidade muito grande: pensar a educação de Nova Ipixuna para uma década onde o reflexo desse trabalho irá refletir em outras décadas de nossa história, pois as decisões tomadas na educação influenciam de certa forma outras ações e projetos.

             
Na fala inicial de uma das representantes dos alunos, foi evidenciado a necessidade de se pensar em buscar metas sérias e objetivos claros para melhorar nossa educação, para reeducar os alunos que não estão participando como deveria das atividades escolares. Esta fala representa os anseios do grupo ali presente, encontrar caminhos para melhorar a educação que temos, necessidade de alcançar qualidade social na educação, rever nossas necessidades, perspectivas e valores, pois qualidade na educação tem a ver com os valores que temos, pois o conceito não muda, o que muda são os valores, o acesso a tecnologia, ao conhecimento, as novas linguagens.


Outra fala importante foi a do professor doutor e pesquisador da UFPA, Orlando Nobre que colocava da necessidade de pensarmos num plano de Estado, onde as propostas fossem pensadas a nível de políticas públicas e não de políticas de governo para se tornem prioridade em qualquer governo, pois os governos passam e as necessidades permanecem.
Todos os eixos apresentaram propostas bem coerentes com nossas necessidades e se postas em prática impactarão as políticas educacionais  a nível estadual e federal  de forma a pressionar as autoridades competentes em tomar medidas sérias para melhorar o nosso quadro educacional no que diz respeito a melhoria da infraestrutura das salas de aula para que seja condizente com nossas condições climáticas e geográficas; ampliação de acesso as tecnologias da informação na sala de aula; mecanismo de organização para uma gestão democrática nas escolas; ampliação dos recursos da merenda escolar aos alunos que percorrem longa distância todos os dias para chegar a escola; ampliação dos recursos para transporte escolar terrestre e fluvial de forma a atender com qualidade e segurança todos os alunos que dependem dessa locomoção; opção por um currículo amplo, plural que garanta o respeito a diversidade que atendemos nas escolas; plano de cargos e carreiras pensado para todo os trabalhadores da educação e valorização dos mesmos; garantia de uma formação continuada em rede, etc.






Diretoria de Ensino da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Educacional.

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