III Intervisão da Educação Infantil
Professora conta história com caixa literária |
A
III Intervisão de Educação Infantil ocorreu nos dias 26 e 27 de setembro, com
uma continuidade no tema do segundo encontro:
Literatura na Educação Infantil: Comportamento leitor e gosto pela leitura
com os seguintes objetivos: Socializar a contação de história a partir das
caixas construídas pelos educadores; colocar em discussão a importância de
ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e realizar
oficina para construção dos fantoches e dedoches para servir de recurso para
contação de história na sala de aula com as crianças.
Iniciamos
a formação na quinta-feira (26/009/2013) com uma Noite Cultural e um jantar seguido
com a apresentação da contação de histórias onde os professores eram a atração
maior com a contação de histórias a partir das caixas que foram construídas com
orientações dadas na II intervisão. Havia uma variedade de caixas, com muitas
surpresas - caixas de música, histórias e outras, foi um momento muito rico,
onde todos apreciaram o trabalho artístico desenvolvido.
Música: "Era uma casinha" na caixa literária |
O
segundo dia de formação iniciamos o dia com um café da manhã, dando boas vindas
a todos participantes, partilhamos a pauta e realizamos a leitura do livro
"Joaninha que perdeu as pintas de Du Carmo Paes". Em seguida fizemos
a apreciação do momento cultural, onde todos tiveram a oportunidade de falar o
que acharam da apresentação das caixas na noite cultural, onde a Coordenadora
da Educação infantil Aguimar fez comentários sobre o que poderia melhorar nas
construções das caixas e a Diretora de Ensino Nilza Helena fez devolutiva de
alguma das intervenções colocadas pelo grupo e a Psicóloga Patrícia Montana parabenizou
a todos pela apresentação dos trabalhos.
Depois a diretora de ensino Nilza Helena realizou
a dinâmica- Concurso Cultural: Qual é o livro? Para esta atividade os
professores receberam ficha com sugestões de nomes de livros com alguns títulos
escritos propositalmente errados, os participantes tinham que reescrever
fazendo a correção necessária. Vencia o jogo quem acertasse o maior número de
títulos. Esta dinâmica tinha por principal objetivo desenvolver o hábito leitor
nos professores. Em seguida assistimos ao vídeo "Leitura para bebês"
que trouxe a proposta de estratégias para a realização de leitura para as
crianças, levando em consideração a postura do professor na hora de ler; os sentimentos
que estão em jogo na hora da leitura; a empolgação e emoção do sujeito que ler
e do que ouve a leitura e a aquisição do hábito de leitura e comportamento
leitor. A coordenadora da Educação Infantil ressaltou os pontos observados no
vídeo, reforçando a importância do contato das crianças com o livro;
necessidade do professor permitir este contato, deixar a criança tocar e
explorar.
Oficina de fantoche e dedoche |
Após
este momento, abrimos o espaço para a professora da sala de leitura da Escola
Infantil Branca de Neve Lucycleia Rocha fazer um relato de experiência de como
ela trabalha leitura com crianças na Educação Infantil, onde ela fez a
apresentação através de slide a partir da temática "Incluir a criança no
mundo literário". Abaixo descrevemos as atividades desenvolvidas no espaço
da sala de leitura:
·
Livro na Bancada: Todo dia a professora
abaixa os livros para facilitar o contato dos alunos.
·
Reconto- Os alunos fazem de forma
espontânea a partir da leitura feita pela professora. Das atividades desenvovidas no espaco da sla de leitura:
Relato de experiência da profª da sala de leitura |
Bingo de letras - crianças de 04 e 05
anos; Livro na Bancada: Todo dia a professora
abaixa os livros para facilitar o contato dos alunos; Reconto- Os alunos fazem de forma
espontânea a partir da leitura feita pela professora.Conhecendo as vogais com dedoches e construir nomes de animais e frutas; Contação de história com fantoches; Utilização do livro dedoche para
contação de histórias; Ler livro na hora do banho de mangueira,etc.
Iniciamos a tarde com o vídeo
Macaquinho- Bia Bedra. Logo em seguida fizemos a dinâmica: “Quem sabe canta”. Encerrada
a dinâmica o grupo de professoras (Heide de Jesus, Nicéia Azevedo e Tatiane
Castro) da nossa rede municipal de ensino das Escolas Maria Divina e Antônio
Coelho realizaram a oficina de fantoche e dedoche. O grupo assumiu o momento
colocando que os materiais produzidos na oficina poderiam ser utilizados para
decoração da sala, para montagem de painel com alfabeto, número, formas
geométricas, cores, etc, servindo ainda para construção de teatro de fantoche
ou dedoche, caixa de contação de história...
A
oficina foi muito produtiva onde os professores confeccionaram vários fantoches
e dedoches. Como o tempo foi curto ficou acordado que na próxima Intervisão
faríamos a socialização de todo o material confeccionado e uma apresentação de
teatro de fantoche ou dedoche, ficando a cargo da escola decidir se fará a
apresentação individual ou no coletivo. Os professores Rariel e Heide se
inscreveram para realizar o relato de experiência na próxima intervisão.
Oficina de dedoche e fantoche |
Nenhum comentário:
Postar um comentário