Equipe que faz a diferença: serventes, merendeiras e agentes de portaria |
A Secretaria de Desenvolvimento Educacional
promoveu no dia 04 de abril, o primeiro encontro de 2014 da formação continuada,
para aproximadamente 80 serventes, merendeiras e agentes de portaria das
escolas municipais de Nova Ipixuna.
O encontro teve como tema central: Educação Inclusiva - ressignificando
saberes e práticas. Objetivou-se:
Ø Discutir
os aspectos conceituais de educação inclusiva.
Ø Entender
o Atendimento Educacional Especializado – AEE, na perspectiva da inclusão.
Ø Adotar
práticas inclusivas no desenvolvimento do nosso trabalho.
Ø Refletir
sobre a postura diante das diferenças, entendendo que cada conjunto de
profissão deve seguir uma ordem de conduta que permita a evolução harmônica do
trabalho de todos, através da atuação de cada um.
Coordenadora do Departamento da Merenda Escolar acolhe o grupo |
O dia iniciou com um café da manhã para toda rede de educação.
Logo após cada segmento seguiu para seus espaços de formação.
A recepção inicial foi feita pela coordenadora do departamento da
Merenda Escolar Janaína de Araújo que acolheu destacando o dia
de comemoração das serventes/merendeiras que no calendário de datas
comemorativas faz relação há vários dias não tendo coesão a informação e a que
a mesma juntamente com quem interessasse
iria propor a Câmara Municipal a previsão em lei do dia da servente no calendário
municipal para o dia 03/04. Todas gostaram da iniciativa.
Além de texto e dinâmica, para abordar o tema INCLUSÃO
EDUCACIONAL, houve apresentação de vídeos com relatos de experiências das
próprias participantes, que foram gravados dias antes da formação no setor de
trabalho das mesmas. Esses relatos foram norteados pelas perguntas: “O que é
ser inclusivo no meu trabalho? / Você consegue fazer a inclusão no seu
trabalho?”
Coordenadora do Departamento da Educação Especial fala sobre inclusão |
O Primeiro momento da formação foi ministrada pela professora e
coordenadora do Departamento de Educação Especial da SEMUDED (Secretaria
Municipal de Desenvolvimento Educacional de Nova Ipixuna), Juliana Reis que iniciou o debate procurando saber das participantes o que é inclusão,
tendo como base a dinâmica dos excluídos a pouco realizada e os vídeos com os
relatos de algumas merendeiras e serventes expondo o que é ser inclusivo no seu
trabalho? Houve uma grande participação das mesmas relacionando suas vivências com a temática, já respondendo a próxima pergunta
Como fazer a inclusão escolar no trabalho que elas realizam, dando exemplos de
como procedem diante de algumas situações. A mediadora mostrou as participantes
que o que elas disseram é em outras palavras como conceitua inclusão como
realizá-la no ambiente escolar segundo as pesquisadoras Teresa Mantoan e Rita
Vieira de Figueiredo. Após a Professora Juliana mostrou uma figura com um
circulo grande contendo o termo inclusão educacional, por dentro desta um
circulo médio com as palavras Educação Especial e dentro deste um circulo pequeno incluído Atendimento
Educacional Especializado. E pediu para elas explicarem a imagem. A partir daí
foi exposto o conceito de cada termo e a relação entre eles.
Psicóloga discute papel do grupo na perspectiva de uma educação inclusiva |
Houve ainda um momento de valorização das
merendeiras e serventes, onde foi ressaltado mais uma vez, o papel deste
profissional na educação inclusiva em uma conversa com a psicóloga Patrícia
Montagna.
A formação foi promovida pela Secretaria Municipal
de Educação em que foi oferecido total apoio aos participantes, como transporte
e alimentação durante todo o evento. Inclusive,
comemorou-se o Dia da Servente e Merendeira durante o dia de formação. A equipe
responsável pela formação organizou a programação de forma que contemplasse
acolhimento e comemoração pelo dia desse grupo tão essencial no meio escolar.
Almoço em homenagem ao Dia da Servente |
A tarde, depois do almoço especial de comemoração ao dia delas, a psicóloga da SEMUDED, desenvolveu uma atividade que tinha como
objetivo geral a troca de “boas práticas”, através de uma brincadeira de roda,
a famosa “Batata quente”, onde em uma caixinha haviam perguntas que iniciam
assim: “ O que você faz ...?”. Exemplo “ O que você faz se um aluno
cadeirante pedir para ir ao banheiro?”. Ao som de músicas dançantes a caixa
era passada de mão em mão, a pessoa que estivesse com a caixa ao silenciar da
musica, lia uma das perguntas e respondia.
A mesma pergunta era estendida ao restante do grupo que tinha a
oportunidade de socializar suas boas práticas, assim como colocar suas dúvidas,
indagações e considerações sobre os temas abordados. Durante esse
atividade todos da equipe de formação (
Janaína, Juliana e Rosemary) também colaboraram fazendo suas contribuições
interdisplinarmente.
Na seqüência
a Nutricionista Rosemary que atende as escolas da rede municipal também
passou orientações de como proceder em relação ao armazenamento da merenda
escolar bem como a forma de preparo de alguns alimentos do cardápio escolar de forma possível de adaptar para casos
especiais de demanda. A nutricionista abordou também sobre a mudança de alguns
itens da merenda que foram substituídos este ano a fim de contemplar a
porcentagem prevista para agricultura familiar.
Ao final do evento, as merendeiras
avaliaram a formação a partir do que foi mais significativo durante o dia
considerando aspectos positivos e negativos e sugestões. Na avaliação do dia de formação foi destacado
dentre todas o incentivo a ‘auto estima’ e o aprendizado a partir do tema
inclusão....
Coquetel coletivo para encerrar tarde de estudo e interação |
A avaliação evidenciou a
possibilidade de orientar a construção de um novo modelo de atuação, mediante a
contribuição e a valorização do público-alvo, o que permitiu uma
ressignificação das práticas tradicionais e proporcionou maior chance de êxito
em educação inclusiva, através das demandas específicas apresentadas pelos
próprios participantes.
A homenagem ao dia de nossas
serventes, merendeiras e agentes de portaria foi com direito a bolo e
parabéns....
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