terça-feira, 8 de abril de 2014

Formação da Equipe Gestora

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DA EQUIPE GESTORA DA REDE                            MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA IPIXUNA

Realizamos a formação da equipe gestora das escolas da rede municipal de ensino de Nova Ipixuna no dia 26 de fevereiro de 2014 cujo objetivo principal era colocar em discussão o desempenho acadêmico obtido pelas escolas no ano de 2013, comparando os índices de desempenho dos anos de 2012 e 2013, analisando as variáveis que impactaram diretamente nesses resultados, utilizando o resultado do diagnóstico inicial realizado no início desse ano letivo, foi discutido também a acolhida aos alunos na abertura do ano letivo, esta discussão foi norteada a partir das questões: Como a escola se organizou para fazer a acolhida dos alunos nesta abertura de ano letivo? Quem recebeu os alunos? Além do agente de portaria, quem mais estava no portão da escola? Houve tumulto e por quê? Como foi que ocorreu esta recepção? Qual foi o grau de confiança que passamos para os pais e responsáveis no primeiro dia de aula? Cada equipe gestora discutiu cada aspecto aqui apresentado e depois socializou com os demais o resultado do debate. Descreva em detalhes como se deu este processo.
 Para construirmos as metas e ações necessárias tanto a nível de escola como de Secretaria de Educação para a melhoria da aprendizagem dos alunos no ano letivo de 2014, socializamos os resultados alcançados por todas as instituições, analisando as variáveis que contribuíram para que as escolas alcançassem determinado resultado. Utilizamos textos, vídeo da consultora da Revista Gestão Escolar Maura Barbosa do site http://gestaoescolar.abril.com.br/maura-visita/ onde a mesma traz uma discussão pertinente acerca dos dados obtidos na escola como mecanismo para redirecionamento das ações pedagógicas para superação das dificuldades constatadas na análise e discussão dos dados de aprendizagem da escola.
Dentre as variáveis que dificultaram o desempenho das escolas, foram apontadas: distanciamento entre o conteúdo trabalhado nas escolas e o conteúdo exigido nas avaliações externas; ausência de uma proposta curricular, bem como uma concepção de avaliação em rede com critérios e instrumentos bem definidos; descompasso entre o conteúdo trabalhado por alguns professores e o nível real de aprendizagem dos alunos; maior acompanhamento da secretaria de educação às escolas; formação especifica aos professores de 4º e 5º ano, pois o grupo que trabalha 1º ao 3º ano receberam e recebem a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e o primeiro fica prejudicado por na discutir as situações didáticas específicas do ano que trabalham.
Após esta etapa na discussão, o grupo foi convidado a construir algumas metas e ações para superação do resultado que alcançamos no ano passado, são elas: Construir a proposta curricular para nortear as práticas educativas de nossa rede de ensino, ressignificando os conteúdos e alguns critérios que foram construídos anteriormente; Garantia de formação específica aos professores de 4º e 5º ano para trabalhar dificuldades específicas detectadas no diagnóstico inicial; Garantir na proposta curricular a concepção de avaliação da rede, a, bem como os critérios e instrumentos utilizados para avaliar a aprendizagem dos alunos, adequando com os parâmetros das avaliações externas; Elevar o índice de aprovação do município de 76% para 86% no ano de 2014; Intensificar o acompanhamento pedagógico às Escolas; Articular-se com o Conselho Municipal de Educação para estudar e analisar possibilidade de implantação do regime de ciclo no ensino fundamental menor; Elevar em 90% o número de alunos alfabéticos até o final do 3º ano do ensino fundamental; Utilizar os espaços pedagógicos da Escola para realizar atividades de reforço escolar aos alunos com mais dificuldade de aprendizagem; Reorganizar uma vez por mês o horário de aula nas Escolas que ofertam o segundo segmento do ensino fundamental e 3ª e 4ª etapa da EJA, de forma a garantir aulas corridas de trinta minutos para que no final sobre uma aula onde cada professor se organizará para trabalhar as dificuldades de aprendizagem mais acentuadas nos alunos; Criar grupos de alunos monitores para auxiliar os que têm mais dificuldade de aprendizagem; Reduzir em % a reprovação no ensino fundamental maior; Intensificar as atividades de leitura e escrita (com divulgação dos textos no sarau da Escola); Garantir a realização do Conselho de Classe bimestral para acompanhar as dificuldades enfrentadas pelos alunos e buscar alternativas viáveis no coletivo pensante das Escolas; Fortalecer e humanizar as relações interpessoais nos ambientes de trabalho; Garantir a formação continuada na rede para todos os segmentos (direção, coordenação, serventes e vigias, Educação Especial, Educação Infantil, 1º ao 5º ano e de 6º ao 9º ano); Garantir o acompanhamento pedagógico aos professores durante a Hora Pedagógica; Promover atividades culturais, esportivas e sócio-educativas aos alunos da Educação de Jovens e Adultos objetivando reduzir em 50% a evasão nesse segmento da educação.

Para respaldar esta discussão acerca dos dados de aprendizagem na escola, lançamos mão dos textos: Quem assume a culpa pelo fracasso escolar? Fernando José de Almeida- Revista Gestão Escolar, Ações que ajudam na organização do trabalho da equipe gestora- Livro: O que revela o espaço escolar? CEDAC. Editora Moderna, 2013, Dez questões a pensar – Revista Nova Escola e vídeo: Conto – uma questão de interpretação, além claro, do vídeo da consultora da Revista Gestão Escolar Maura Barbosa.
Eis aqui o nosso relato, na próxima formação estaremos discutindo a concepção de avaliação da nossa rede de ensino.




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