quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Este é um espaço para divulgação do nosso trabalho, das experiências bem sucedidas, de estabelecimento de diálogo e partilha das dúvidas, dificuldades e anseios que se manifestam no contexto do nosso fazer pedagógico. Através desse espaço podemos exercitar cada vez mais a reflexão sobre as atividades desenvolvidas no ambiente escolar, o que contribui de forma significativa para a reorganização do nosso trabalho em novas bases, isso é o que chamamos de tematização da prática. 
Que possamos ampliar o repensar sobre a prática e ao mesmo tempo colocar o ensinar como objeto de análise, desenvolvendo dessa forma a atitude de pesquisar como forma de aprender e de produzir novos conhecimentos sobre nossa ação educativa.

Seja bem-vindo(a) sua contribuição e participação é o que fará esse blog alcançar seus objetivos.
 
Coordenação de Ensino/SEMEC

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sou professora ha 26 anos.Tenho orgulho em dizer nao por o tempo de serviço,mas por as melhorias q ja tive com o decorrer desse tempo. Não sou boa profissional,entretanto, ja fui bem pior.Ja errei muito e estou sempre errando,as vezes sem saber,outras porque ainda nao consegui me libertar de algumas praticas antigas,no entanto,ja consegui alfabetizar muitas crianças.Nunca consegui alfabetizar todos e as que ficam um ano comigo e nao conseguem desenvolverem aprendizagem de leitura e escrita são as que me fazem eu rever minhas praticas pedagogicas,buscar conhecimentos.Tambem nao vou ser hipocrita em dizer aqui q eu procuro estudar mais so para mudar minha postura.Nao,para aumentar um pouco meu salario tambem. Quero os dois: ser melhor e ganhar melhor. Quero parabenizar a Nilza Helena,q procurou trazer pessoas de muitas experiencias,q conhecem a realidade escolar,como a professora Maria de Fatima(diretora), amei ouvir ela. Estamos sentando com a gestora da escola que trabalho para colocarmos em pratica algumas experiencias q Maria de Fatima touxe.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de parabenizar a equipe organizadora da Formação continuada pelo excelente trabalho. As temáticas abordadas foram de grande importância para ressignificação das minhas práticas pedagógicas, foi muito gratificante participar da formação com as professoras Fátima Sherer e Margarida Oliveira, pois ambas trouxeram experiências positivas vivenciadas em suas próprias práticas. Professor Walmir ampliou mais minha visão, me dando novas idéias, exemplos condizentes com a nossa realidade que facilita o nosso entendimento, sua contribuição foi extremamente importante para que cada vez mais estejamos empenhados em melhorar nossas práticas. A psicóloga Patrícia abordou o tema cuidando do cuidador, nos mostrando que cuidar de si próprio é uma pré-condição para poder cuidar do outro, um melhor cuidado para com a criança, está também na qualidade de vida do cuidador. Professora Suelene deu muitas sugestões para melhorar o atendimento ao aluno com deficiência na sala de aula regular. E para encerrar Dan Baron com sua sensibilidade ressignificando a importância da arte na formação humana, provando que com a arte o ser humano expressa suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, na dança, entre outras. Obrigada a todos aqueles que de forma direta ou indireta contribuíram nas ressignificações das minhas práticas pedagógicas.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Sobre a I Intervisão
    A I Intervisão 2013: “Ressignificando as práticas pedagógicas” realizada no período de 18 a 22 de fevereiro só veio reforçar a ideia de que educação é coisa que se faz com muitas mãos, digo que é coisa que se faz com mãos, alma, corpo inteiro e razão, daí a necessidade de se ter muita sensibilidade para enfrentar os desafios que surgem no ambiente escolar, espaço este que muitas vezes, foge as nossas intencionalidades educativas e se torna um espaço desumano e hostil para todos que ali convivem. Os desafios vão desde a necessidade de maior participação do aluno na sua vida acadêmica, que envolve o zelo pela aprendizagem individual e coletiva; maior conservação do patrimônio público; respeito pelos educadores; ausência de alguns pais no acompanhamento da vida escolar de seus filhos...
    Como dar sentido ao que fazemos? Como atacar o vazio, a indiferença de alguns alunos? Como despertá-lo para o prazer de relacionar-se com o outro? Como tocar sua sensibilidade para despertar a curiosidade do aprender e apreender o novo para que tenha autonomia na ESCOLA e na VIDA?
    Nós enquanto grupo que ocupávamos aquele espaço de diálogo, leituras e intervisões, não encontramos uma única resposta para os questionamentos acima, mas durante toda a semana, o grupo apontou alguns caminhos interessantes para este alcance o que nos faz acreditar que valeu a pena este momento onde uma rede inteira se olhou e se viu enquanto grupo que é responsável por garantir a aprendizagem de uma comunidade de 3.905 alunos que dão visibilidade ao nosso trabalho e que de certa forma levarão nossas marcas ao longo de suas vidas.
    Agradecemos o empenho de cada educador(a) que fazem a educação de Nova Ipixuna acontecer!

    ResponderExcluir