quarta-feira, 6 de novembro de 2013

III Intervisão da Educação Infantil

III Intervisão da Educação Infantil
Professora conta história com caixa literária

A III Intervisão de Educação Infantil ocorreu nos dias 26 e 27 de setembro, com uma continuidade no tema do segundo encontro: Literatura na Educação Infantil: Comportamento leitor e gosto pela leitura com os seguintes objetivos: Socializar a contação de história a partir das caixas construídas pelos educadores; colocar em discussão a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e realizar oficina para construção dos fantoches e dedoches para servir de recurso para contação de história na sala de aula com as crianças.
Iniciamos a formação na quinta-feira (26/009/2013) com uma Noite Cultural e um jantar seguido com a apresentação da contação de histórias onde os professores eram a atração maior com a contação de histórias a partir das caixas que foram construídas com orientações dadas na II intervisão. Havia uma variedade de caixas, com muitas surpresas - caixas de música, histórias e outras, foi um momento muito rico, onde todos apreciaram o trabalho artístico desenvolvido.
Música: "Era uma casinha"  na caixa literária

O segundo dia de formação iniciamos o dia com um café da manhã, dando boas vindas a todos participantes, partilhamos a pauta e realizamos a leitura do livro "Joaninha que perdeu as pintas de Du Carmo Paes". Em seguida fizemos a apreciação do momento cultural, onde todos tiveram a oportunidade de falar o que acharam da apresentação das caixas na noite cultural, onde a Coordenadora da Educação infantil Aguimar fez comentários sobre o que poderia melhorar nas construções das caixas e a Diretora de Ensino Nilza Helena fez devolutiva de alguma das intervenções colocadas pelo grupo e a Psicóloga Patrícia Montana parabenizou a todos pela apresentação dos trabalhos.
Depois a diretora de ensino Nilza Helena realizou a dinâmica- Concurso Cultural: Qual é o livro? Para esta atividade os professores receberam ficha com sugestões de nomes de livros com alguns títulos escritos propositalmente errados, os participantes tinham que reescrever fazendo a correção necessária. Vencia o jogo quem acertasse o maior número de títulos. Esta dinâmica tinha por principal objetivo desenvolver o hábito leitor nos professores. Em seguida assistimos ao vídeo "Leitura para bebês" que trouxe a proposta de estratégias para a realização de leitura para as crianças, levando em consideração a postura do professor na hora de ler; os sentimentos que estão em jogo na hora da leitura; a empolgação e emoção do sujeito que ler e do que ouve a leitura e a aquisição do hábito de leitura e comportamento leitor. A coordenadora da Educação Infantil ressaltou os pontos observados no vídeo, reforçando a importância do contato das crianças com o livro; necessidade do professor permitir este contato, deixar a criança tocar e explorar.

Oficina de fantoche e dedoche

Após este momento, abrimos o espaço para a professora da sala de leitura da Escola Infantil Branca de Neve Lucycleia Rocha fazer um relato de experiência de como ela trabalha leitura com crianças na Educação Infantil, onde ela fez a apresentação através de slide a partir da temática "Incluir a criança no mundo literário". Abaixo descrevemos as atividades desenvolvidas no espaço da sala de leitura:
·         Livro na Bancada: Todo dia a professora abaixa os livros para facilitar o contato dos alunos.
·         Reconto- Os alunos fazem de forma espontânea a partir da leitura feita pela professora. Das atividades desenvovidas no espaco da sla de leitura:

Relato de experiência da profª da sala de leitura
Bingo de letras - crianças de 04 e 05 anos; Livro na Bancada: Todo dia a professora abaixa os livros para facilitar o contato dos alunos; Reconto- Os alunos fazem de forma espontânea a partir da leitura feita pela professora.Conhecendo as vogais com dedoches  e construir nomes de animais e frutas;  Contação de história com fantoches;  Utilização do livro dedoche para contação de histórias; Ler livro na hora do banho de mangueira,etc.
Iniciamos a tarde com o vídeo Macaquinho- Bia Bedra. Logo em seguida fizemos a dinâmica: “Quem sabe canta”. Encerrada a dinâmica o grupo de professoras (Heide de Jesus, Nicéia Azevedo e Tatiane Castro) da nossa rede municipal de ensino das Escolas Maria Divina e Antônio Coelho realizaram a oficina de fantoche e dedoche. O grupo assumiu o momento colocando que os materiais produzidos na oficina poderiam ser utilizados para decoração da sala, para montagem de painel com alfabeto, número, formas geométricas, cores, etc, servindo ainda para construção de teatro de fantoche ou dedoche, caixa de contação de história...
            A oficina foi muito produtiva onde os professores confeccionaram vários fantoches e dedoches. Como o tempo foi curto ficou acordado que na próxima Intervisão faríamos a socialização de todo o material confeccionado e uma apresentação de teatro de fantoche ou dedoche, ficando a cargo da escola decidir se fará a apresentação individual ou no coletivo. Os professores Rariel e Heide se inscreveram para realizar o relato de experiência na próxima intervisão.
Oficina de dedoche e fantoche


Nenhum comentário:

Postar um comentário