terça-feira, 11 de junho de 2013

II INTERVISÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL:
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA E
 COMPORTAMENTO LEITOR

Realizamos no dia 07 de junho do corrente ano a II Intervisão com o grupo de educadores da área urbana e rural da educação Infantil, auxiliares, educadores lotados nas salas de leitura e assistentes educacionais (nomenclatura utilizada para designar o grupo de servidores responsáveis em realizar atividades educativas e lúdicas com os alunos de 1º ao 5º ano enquanto os professores realizam a Hora Pedagógica). A temática abordada foi A importância da leitura literária e comportamento leitor, os objetivos propostos eram: reconhecer a importância da literatura infantil e ao mesmo tempo incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância; socializar as boas práticas de leitura literária das escolas; colocar em discussão a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e discutir e construir algumas estratégias para o trabalho diário com a literatura nas escolas como forma de ampliar o repertório literário e cultural das crianças.

Nesta formação foi solicitado aos participantes que fizessem carta de indicação literária de um livro que os educadores considerassem imperdível para socializar no decorrer da formação. Realizamos também dois momentos literários riquíssimos, onde o primeiro consistia na leitura de um livro caixa que construímos a partir do poema de José Paulo Paes “Caixa mágica de surpresa”, nesta caixa em forma de livro colocamos todos os elementos que constam no poema e a medida que ocorria a leitura, estes objetos eram retirados da caixa. A ideia de construção dessa caixa surgiu a partir da apreciação do vídeo Os contos que as caixas contam, para encerrar este momento utilizamos a música: O caderno de Vinicius de Moraes e Toquinho, a dinâmica: O abraço e fechamos com apreciação da dinâmica pelo grupo, enfatizando a ligação entre a leitura do poema na caixa, a música e a dinâmica O abraço. Já o segundo momento literário foi desenvolvido a partir da contação de história com o avental literário. Todas as atividades aqui descritas foram realizadas no sentido de estimular a criatividade dos educadores e ao mesmo tempo ampliar seus repertórios acerca das possibilidades para permitir o contato do aluno com a leitura literária.

Aproveitamos a formação para discutir e mostrar na prática a organização dos espaços na sala de aula como forma de propiciar o contato do aluno com a leitura, levamos para o espaço da formação o cantinho literário com livros literários e também de fundamentação teórica que embasam a prática educativa dos professores. Foi construído o varal literário com poemas e contos para ampliar o repertório do grupo e ao mesmo tempo servir de suporte no momento de escolher um texto para nortear confecção da caixa literária. 
Utilizamos também na formação os textos Literatura na Educação Infantil: Para começar, muitos livros da Revista Gestão Escolar de março e abril deste ano; outro texto riquíssimo nesta perspectiva da leitura literária: A criança e a literatura: Um mergulho no caldeirão da imaginação de Solange Mochiutti; o texto Condições a serem garantidas quando o professor ler para os alunos do PROFA; Leitura de apresentação do livro: Literatura Infantil: Gostosuras e bobices de Fanny Abramovich, Dados de leitura do último PISA e os vídeos Os contos que as caixas contam e Era uma vez (parte2) com Fanny Abramovich, Ziraldo e outros autores e educadores falando da importância da leitura na formação do ser humano.

Houve o momento de relato de experiência das Escolas de Educação Infantil Branca de Neve e Poliana Rosena de Jesus, que socializou com o grupo como é realizado a leitura literária com os alunos, as escolas aproveitaram o momento para socializar as ações que foram desenvolvidas neste primeiro semestre, todas as falas da equipe pedagógica e gestora foram ilustradas com fotos e textos para que o grupo pudesse visualizar melhor o trabalho realizado pela equipe.

Encaminhamos a atividade para ser realizada na escola e socializada na próxima formação que discutirá O lúdico na Educação Infantil, sendo uma continuidade deste momento, a atividade consiste na confecção de uma caixa literária que poderá ser montada a partir da indicação literária que foi feita no encontro, ou de um poema... Cada participante deverá confeccionar sua caixa e socializar no próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário