segunda-feira, 3 de junho de 2013

SARAU LITERÁRIO EM PRAÇA PÚBLICA

SARAU LITERÁRIO EM PRAÇA PÚBLICA

Comunidade comparece para prestigiar Sarau

Como forma de valorizar a leitura literária e ao mesmo tempo buscar uma maior aproximação entre os alunos e o livro, é que propomos na rede municipal de educação de Nova Ipixuna - PA a realização do I Sarau Literário em praça pública no dia 22 de maio do corrente ano.






Palco montado no chafariz de praça pública

Professores homenageiam alunos com dança, música e fantasia

Alunos coreografam poema A casa de Vinicius de Moraes
Alunos encenam obra Menina bonita do laço de fita de Ana Maria Machado

Bonecas de pano ilustram obra de Ana Maria Machado

Recital embaixo de Sombrinha Literária


A atividade foi garantida no calendário letivo da Secretaria Municipal de Educação no final do ano letivo de 2012, período em que foi aprovado o calendário com a participação de todos os gestores escolares. Por meio das reuniões, discutimos no coletivo pensante como seria a organização do evento e que atividades poderiam fazer parte, daí as escolas foram orientadas a realizar o sarau interno para ampliar o olhar sobre a produção literária dos alunos e posteriormente levar o resultado do trabalho para a praça pública.
O objetivo maior da atividade era o de permitir que toda a comunidade do município tivesse acesso a uma noite literária de qualidade, com boa música, dança, teatro, recital, exposição de artes plásticas, bem como, abrir um espaço para que a comunidade pudesse valorizar a ação educativa das escolas.
Todo o repertório musical foi escolhido e discutido com um artista local que tocou ao vivo música popular brasileira para que os alunos e comunidade pudessem ampliar seu repertório cultural.
As apresentações foram divididas em dois momentos, um de exposição que consistia na divulgação das atividades artísticas e literárias preparadas pelos alunos sob a orientação dos professores e outro de atividades de palco que eram voltadas para o teatro de fantoche, recital, coreografia, leitura encenada de biografias de autores de renome nacional, teatro, música, dança. Todas as atividades desenvolvidas no intuito do aluno desenvolver o uso criativo da literatura e da língua escrita.
Tivemos aluno cego recitando poema O vestido de Laura de Cecília Meireles enquanto três alunas representavam o papel de Laura, desfilando com seus vestidos de flores, de borboletas e de estrelas; tivemos os alunos surdos recitando poema em LIBRAS sobre a importância dos livros; um grupo de crianças de 06 a 08 anos encenando obra de Ana Maria Machado: Menina bonita do laço de fita; coreografia com o poema de Vinícius de Moraes: A casa; teve grupo de professores realizando coreografia sobre o sonho, a fantasia e a imaginação, todos vestidos de palhaço, bruxa, fada e boneca; Recital com os poemas de Cecília Meireles: O vestido de Laura, Leilão do jardim, A bailarina, etc....

Aluno cego recita poema de Cecília Meireles

Foi um momento ímpar no município, onde a população compareceu em grande número para apreciar numa noite enluarada a arte pulsante nas ações que as escolas desenvolveram com os alunos através do contato com os livros literários. As pessoas que por ali passaram saíram cheias de sonhos e conhecimentos, pois não queremos apenas melhorar a educação, queremos mais criando uma nova relação aluno versus livro, comunidade versus livro, pois a leitura é fundamental. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário