terça-feira, 2 de julho de 2013

FESTA JUNINA DAS ESCOLAS DE NOVA IPIXUNA

Como sabemos a expressão festa junina possui duas explicações, a primeira está relacionada o mês de junho, período em que ocorrem as festividades. A segunda explicação diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. Sabemos também que as festas juninas estão relacionadas  com a cultura popular, com a diversidade cultural presentes em nosso país, daí as comemorações nas escolas evidenciarem muito mais estes aspectos que os religiosos, sendo marcadas principalmente pela forte influência dos elementos culturais brasileiros.
Todos estes elementos fizeram-se presentes nas festas realizadas nas escolas da rede municipal e estadual no município, levando diversão, arte, cultura e conhecimento as pessoas que compareceram em grande número para apreciar os alunos. Todas as escolas apresentaram quadrilha junina, brincadeiras típicas de São João como jogo de argola e pescaria, comidas típicas, outras levaram Feira Cultural sobre as etnias que formaram o povo brasileiro, teve escola que realizou concurso de forró e Passeio Caipira, concurso para escolha de miss caipira, enfim ocorreram várias atividades culturais nos espaços escolares que se estenderam para as ruas da cidade.
A Escola Maria Divina ousou em montar uma quadrilha junina com mais de 30 pares. Os mestres de cerimônia e animadores da festa estavam vestidos de Rosinha e Chico Bento e distribuíram durante a festa pé de moleque e paçoca aos convidados.
A Escola Maria Irany levou o tradicional Passeio Caipira para as ruas da cidade, este ano a escola optou por um passeio temático representando um passeio cultural pelas diferentes regiões do país. As turmas trouxeram as danças em evidência, onde todos os cantos e cada canto do país foram representados com muita arte e riqueza de detalhes, de forma que o momento representou um passeio cultural pelo país. Tivemos o Carimbó, a cultura gaúcha, a dança de fita, o Siriri, a Catira,etc.
A Escola Antônio Coelho realizou o projeto Etnias com muita coreografia, apresentação de quadrilha junina, exposição de espaços temáticos sobre as três etnias que mais influenciaram na formação do povo brasileiro (o índio, o negro e o branco representado pelo português). O repertório musical explorado durante toda a atividade foi muito rico: Mama África, Aquarela do Brasil, Índio do Brasil...
As Escolas de Educação Infantil Branca de Neve e Poliana realizaram uma festa única envolvendo os pais, alunos e comunidade. As crianças deram um show numa quadrilha junina temática envolvendo os contos de fada.
A Escola Almiro Felipe Dalferth realizou o Festival de Leitura e Escrita em ritmos musicais onde todas as apresentações partiram da pesquisa e leitura dos ritmos apresentados. Os alunos apresentaram ritmos dos anos 60, música gospel, forró, carimbo, hip hop, música infantil, etc .


Alunos da Escola Almiro Felipe apresentam dança junina

O famoso Carimbó não poderia faltar

Hip hop em ritmo de Copa- Escola Almiro Felipe




Alunos da Escola Maria Divina dança quadrilha junina

Região nordeste representada no Passeio Caipira - Escola Maria Irany

Dança da Catira - Passeio Caipira Escola Maria Irany

Região Sul trazendo fartura da uva Escola Maria Irany

Região Sul trazendo Dança de Fita -Passeio Caipira -Escola Maria Irany

Projeto Etnias do Brasil -Influência indígena  Escola Antônio Coelho

Projeto Etnias do Brasil -Influência portuguesa Escola Antônio Coelho


Dança indígena  representando a fartura da colheita Escola Antônio Coelho

Dança portuguesa - Escola Antônio Coelho



Escola de Educação Infantil Poliana Rosena - Quadrilha Raio de sol



Escola de Educação Infantil Branca de Neve - Quadrilha pó de pirlim Pimpim


Escola de Educação Infantil  Poliana Rosena 




Nenhum comentário:

Postar um comentário