domingo, 25 de agosto de 2013



FORMAÇÃO PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA




Realizamos nos dias 15 e 16 de agosto a III formação pelo Pacto pela Alfabetização na Idade Certa com todos os professores que participam do programa da área rural e urbana. A formação focava na discussão e elaboração de propostas de atividades para apropriação do sistema de escrita alfabético com ênfase nas contribuições da psicogênese da escrita; na compreensão da importância do lúdico no processo de alfabetização; na inserção dos jogos como alternativa didática com vistas a contemplar a heterogeneidade de conhecimento dos educandos no processo de alfabetização; na reflexão sobre a necessidade de realização de um diagnóstico que traduza seus resultados em propostas de atividades e intervenções adequadas para garantir a real aprendizagem dos alunos; no planejar a inserção de jogos na organização da rotina de alfabetização adequando às diferentes necessidades de aprendizagem dos alunos em turmas multiseriadas. Toda a formação foi intercalada com jogos, dinâmicas com música, leitura de textos impressos e audiovisual, etc.
Durante todo o encontro foi garantido um espaço para exposição permanente dos materiais que são enviados pelo MEC para exploração em sala de aula, os materiais expostos eram: ficha para leitura de imagem, fotografia, obra de arte, capa de livro; diferentes jogos didáticos; livros paradidáticos de qualidade, etc. 
O grupo de formadoras planejou uma noite lúdica para o grupo socializar algumas dinâmicas para serem realizadas em sala de aula com os alunos. As dinâmicas foram elaboradas pelos grupos formados no final do primeiro dia de formação. O grupo que realizasse a melhor dinâmica ganharia um kit FESTVI – “Festival de Verão de Nova Ipixuna”, o kit era composto de protetor solar, toalha de banho, chapéu, garrafa térmica, sandália, cadeira dentre outros itens para utilizar na praia. Todos os professores participaram da votação que foi organizada com urna, lista de assinatura e tudo mais. Teve dinâmica de roleta de letras, musical, lápis na garrafa, a fadinha mandou, a grande festa... Representando uma verdadeira variedade de atividades que os professores poderão lançar mão para trabalhar com os alunos em diferentes níveis de aprendizagem. A noite lúdica encerrou-se com a degustação de um delicioso caldo preparado para todo o grupo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário