quinta-feira, 2 de maio de 2013

ENCONTRO FAMÍLIA E ESCOLA 2013 – A qualidade da educação depende de sua participação: junte-se a nós


ENCONTRO FAMÍLIA E ESCOLA 2013 – A qualidade da educação depende de sua participação: junte-se a nós!



Constantemente questionamos sobre o que pode ser feito para que a família e escola possam caminhar juntas no processo de ensino e aprendizagem do educando. A solução para tal situação está na capacidade e na sensibilidade que a escola precisa desenvolver cada vez mais para atrair a família para seu espaço educativo, isso se dará por meio de instrumentos comunicativos que sejam efetivos nesse processo, rompendo com a cultura apenas de informação tão presente nos espaços escolares e implantando uma cultura de diálogo constante, onde a escola se torne um espaço coletivo de análise de problemática, de socialização de boas experiências e de partilha de conhecimento. Isso significa adotar uma postura mais democrática em relação a este conhecimento para que a comunidade e a própria escola tenham condições de assimilar, reformular e aplicar este saber coletivizado na escola em prol da (re) construção de valores, de cidadania, outros sentidos para a compreensão do real papel da escola e para que estas duas instituições (Escola e Família) consigam efetivar suas funções educadoras. Pois Educação é o coletivo, são pais, professores e equipe pedagógica delineando juntos o projeto de educação que se quer alcançar.

Escola Maria Irany - homenagem de aluna à escola

É possível perceber nos estudos de Vasconcelos (1989) que cada vez mais os alunos vêm para a escola com menos limites trabalhados pela família. Muitos pais chegam mesmo a passar toda responsabilidade para a escola, o que de certa forma entra em contradição com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação que diz em seu artigo 2º “a educação, dever da Família e do Estado tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para a cidadania e sua qualificação para o trabalho.” Constata-se que primeiro a educação é dever da família, é claro que ela sozinha não dar conta desse papel de educação e socialização dos filhos, mas ela precisa ter clareza de sua responsabilidade no cenário educacional.
Escola Nair Braz
Escola Maria Irany exposição de artesanato

Considerando essa importância do acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos é que realizamos no dia 27 de março do corrente ano um dia inteiro de programação nas escolas, a temática trabalhada é o tema deste relatório: Encontro Família e Escola: a qualidade da educação depende de sua participação: junte-se a nós! Foi um movimento único, todas as escolas realizando o evento na mesma data no sentido de chamar a atenção da comunidade, no sentido mobilizar não só as famílias que tem filhos matriculados na escola, mas a sociedade civil como um todo, para  pudessem perceber e valorizar a educação, esse segmento que precisa de apoio, de incentivo, de investimento. Daí o Pacto Nacional Todos pela Educação, todos mesmos, não só quem está diretamente ligado nas atividades escolares (pais, professores, alunos e demais agentes educativos), mas a sociedade, as igrejas, os comércios, as associações...É o coletivo defendendo e apoiando este movimento educativo no país.
Escola Maria Irany - vídeo educativo com pais e comunidade
A programação das escolas foi muito rica e significativa, tivemos a realização de jogos entre pais e filhos, palestra com médicos e agentes de saúde, higienização bucal, tipagem sanguínea; palestra com autoridades religiosas e educacionais, artesanato e artes, culinária alternativa, tenda literária para acolher a comunidade e os próprios alunos durante a leitura de obras literárias de sua escolha e gosto; poesia com os pais; sessão cinema; manicure maquiagem e cabeleireiro; coreografias; chá com poesia, artistas da terra; enfim a manifestação artística, científica e cultural presente no ambiente escolar.
Escola Nair Braz
As escolas envolvidas foram: Almiro Felipe Dalferth, Antônio Coelho, Maria Divina Gomes de Jesus, Maria Irany Rodrigues da Silva, Nair Braz Lima. As Escolas de Educação Infantil Branca de Neve e Poliana Rosena de Jesus farão esta programação agora no mês de abril, pois o ano letivo desse segmento iniciou bem depois das Escolas de Ensino Fundamental. A temática será voltada ao dia do Livro e Dia de Monteiro Lobato, portanto toda a programação será a partir de uma temática lúdica, poética para valorizar a leitura literária com as crianças e ao mesmo tempo incentivar os pais a ajudar a escola na construção de um comportamento leitor nos alunos desde a educação infantil.



Escola Maria Divina - coreografia gospel

Escola Maria Irany- culinária alternativa 

Escola Nair Braz reúne autoridades para discutir educação

Tenda literária Escola Nair Braz

Oficina de artesanato com pais Escola Nair Braz

Jogos com pais e alunos Escola Antônio Coelho

Escola Antônio Coelho

Escola Almiro Felipe

Gestora da Escola Almiro Felipe Acolhe pais e comunidade

Escola Almiro Felipe 

Escola Almiro Felipe 
Escola Antônio Coelho -Projeto na área da saúde

Escola Antônio Coelho


Escola Antônio Coelho






Nenhum comentário:

Postar um comentário