sexta-feira, 25 de abril de 2014

DIA FELIZ DE FORMAÇÃO ENTRE NOSSAS SERVENTES E MERENDEIRAS...

DIA FELIZ DE FORMAÇÃO ENTRE NOSSAS SERVENTES E MERENDEIRAS...
Equipe que faz a diferença: serventes, merendeiras e agentes de portaria

A Secretaria de Desenvolvimento Educacional promoveu no dia 04 de abril, o primeiro encontro de 2014 da formação continuada, para aproximadamente 80 serventes, merendeiras e agentes de portaria das escolas municipais de Nova Ipixuna.
O encontro teve como tema central: Educação Inclusiva - ressignificando saberes e práticas. Objetivou-se:
Ø  Discutir os aspectos conceituais de educação inclusiva.
Ø  Entender o Atendimento Educacional Especializado – AEE, na perspectiva da inclusão.
Ø  Adotar práticas inclusivas no desenvolvimento do nosso trabalho.
Ø  Refletir sobre a postura diante das diferenças, entendendo que cada conjunto de profissão deve seguir uma ordem de conduta que permita a evolução harmônica do trabalho de todos, através da atuação de cada um.

Coordenadora do Departamento da Merenda Escolar  acolhe o grupo

O dia iniciou com um café da manhã para toda rede de educação. Logo após cada segmento seguiu para seus espaços de formação.
A recepção inicial foi feita pela coordenadora do departamento da Merenda Escolar Janaína de Araújo que acolheu destacando o dia de comemoração das serventes/merendeiras que no calendário de datas comemorativas faz relação há vários dias não tendo coesão a informação e a que a mesma  juntamente com quem interessasse iria propor a Câmara Municipal a  previsão em lei do dia da servente no calendário municipal para o dia 03/04. Todas gostaram da iniciativa.
Além de texto e dinâmica, para abordar o tema INCLUSÃO EDUCACIONAL, houve apresentação de vídeos com relatos de experiências das próprias participantes, que foram gravados dias antes da formação no setor de trabalho das mesmas. Esses relatos foram norteados pelas perguntas: “O que é ser inclusivo no meu trabalho? / Você consegue fazer a inclusão no seu trabalho?”
Coordenadora do Departamento da Educação Especial fala sobre inclusão
O Primeiro momento da formação foi ministrada pela professora e coordenadora do Departamento de Educação Especial da SEMUDED (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Educacional de Nova Ipixuna), Juliana Reis  que iniciou o debate procurando saber das participantes o que é inclusão, tendo como base a dinâmica dos excluídos a pouco realizada e os vídeos com os relatos de algumas merendeiras e serventes expondo o que é ser inclusivo no seu trabalho? Houve uma grande participação das mesmas relacionando suas vivências  com a temática, já respondendo a próxima pergunta Como fazer a inclusão escolar no trabalho que elas realizam, dando exemplos de como procedem diante de algumas situações. A mediadora mostrou as participantes que o que elas disseram é em outras palavras como conceitua inclusão como realizá-la no ambiente escolar segundo as pesquisadoras Teresa Mantoan e Rita Vieira de Figueiredo. Após a Professora Juliana mostrou uma figura com um circulo grande contendo o termo inclusão educacional, por dentro desta um circulo médio com as palavras Educação Especial e dentro deste  um circulo pequeno incluído Atendimento Educacional Especializado. E pediu para elas explicarem a imagem. A partir daí foi exposto o conceito de cada termo e a relação entre eles. 


 
Psicóloga discute papel do grupo na perspectiva de uma educação inclusiva
Houve ainda um momento de valorização das merendeiras e serventes, onde foi ressaltado mais uma vez, o papel deste profissional na educação inclusiva em uma conversa com a psicóloga Patrícia Montagna.
A formação foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação em que foi oferecido total apoio aos participantes, como transporte e alimentação durante todo o evento. Inclusive, comemorou-se o Dia da Servente e Merendeira durante o dia de formação. A equipe responsável pela formação organizou a programação de forma que contemplasse acolhimento e comemoração pelo dia desse grupo tão essencial no meio escolar.
Almoço em homenagem ao Dia da Servente
A tarde, depois do almoço especial  de comemoração  ao dia delas,  a psicóloga da SEMUDED, desenvolveu uma atividade que tinha como objetivo geral a troca de “boas práticas”, através de uma brincadeira de roda, a famosa “Batata quente”, onde em uma caixinha haviam perguntas que iniciam assim: “ O que você faz ...?”. Exemplo “ O que você faz se um aluno cadeirante pedir para ir ao banheiro?”. Ao som de músicas dançantes a caixa era passada de mão em mão, a pessoa que estivesse com a caixa ao silenciar da musica, lia uma das perguntas e respondia.  A mesma pergunta era estendida ao restante do grupo que tinha a oportunidade de socializar suas boas práticas, assim como colocar suas dúvidas, indagações e considerações sobre os temas abordados. Durante esse atividade  todos da equipe de formação ( Janaína, Juliana e Rosemary) também colaboraram fazendo suas contribuições interdisplinarmente.
Na seqüência a Nutricionista Rosemary que atende as escolas da rede municipal também passou orientações de como proceder em relação ao armazenamento da merenda escolar bem como a forma de preparo de alguns alimentos do cardápio escolar  de forma possível de adaptar para casos especiais de demanda. A nutricionista abordou também sobre a mudança de alguns itens da merenda que foram substituídos este ano a fim de contemplar a porcentagem prevista para agricultura familiar.



Ao final do evento, as merendeiras avaliaram a formação a partir do que foi mais significativo durante o dia considerando aspectos positivos e negativos e sugestões. Na avaliação do dia de formação foi destacado dentre todas o incentivo a ‘auto estima’ e o aprendizado a partir do tema inclusão....
Coquetel coletivo para encerrar tarde de estudo e interação
 A avaliação evidenciou a possibilidade de orientar a construção de um novo modelo de atuação, mediante a contribuição e a valorização do público-alvo, o que permitiu uma ressignificação das práticas tradicionais e proporcionou maior chance de êxito em educação inclusiva, através das demandas específicas apresentadas pelos próprios participantes.
A homenagem ao dia de nossas serventes, merendeiras e agentes de portaria foi com direito a bolo e parabéns.... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário