terça-feira, 8 de abril de 2014

I Intervisão da Educação Infantil 2014

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COORDENADORES E DIRETORES QUE ATUAM NA DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
Educadoras constroem proposta de acolhimento
            A primeira Intervisão de Educação Infantil de 2014 teve como tema: Adaptação de Crianças, Educadores e Famílias na Educação Infantil formação esta que girou em torno dos objetivos: intensificar as ações voltadas para o cuidar e o educar com respeito e afeto ás crianças, desde o seu primeiro contato nesse segmento e ao mesmo tempo buscar garantir a continuidade dessa ação após o período de acolhimento inicial; colocar em discussão a importância do estabelecimento de uma relação de confiança recíproca e construção de vínculo afetivo entre professores, equipe pedagógica, crianças e famílias; construir estratégias no grupo para receber as crianças e seus familiares e responsáveis com atenção, afeto e cuidado; acolher com atividades planejadas priorizando o lúdico e os momentos de interação; buscar alternativas para amenizar a ansiedade e a dor da separação da criança com a mãe ou responsável.

                                                                     Educadoras constroem proposta de acolhimento
Para este momento, utilizamos textos, vídeos, atividades literárias para provocar no grupo a necessidade de melhor planejar a acolhida do público que atendemos na educação infantil nessa abertura de ano letivo. No momento literário, utilizamos texto de Rubem Alves e contação de história com a caixa literária, sendo que esta última atividade foi conduzida de forma fantástica por uma educadora da escola.
Na construção das estratégias para realização da acolhida nas duas escolas de educação infantil o grupo sugeriu atividades ricas e diversas que iam desde a decoração do ambiente com balões coloridos; distribuição de sacos surpresas com guloseimas e brinquedos; equipe fantasiada de bonecas, inclusive na escola Branca de Neve haverá uma professora caracterizada dessa personagem do conto de fada para acolher os alunos e comunidade;  contação de história com as caixas literárias construídas nas intervisões do ano anterior; levar objeto de distração para a sala, sugerindo a massa de modelar como um recurso fantástico para utilizar com os pequenos; realizar o banho de mangueira na semana de acolhimento; organizar um piquenique;teatro de fantoche. Os pontos que foram recorrentes na fala das educadoras quando se discutia esta estratégia foram: ser amoroso e atencioso com o aluno e com a família, criar um ambiente favorável para o pai participar desse momento tão significativo na vida das crianças, afinal como diz Cisele Ortiz “a educação infantil inaugura a educação da pessoa...”. Houve outras orientações gerais voltadas para acolher bem o pai e responsável, pois este momento também é doloroso para este grupo; ter um olhar atento e cuidadoso dos auxiliares de serviço gerais que vão desde o agente de portaria até as serventes da instituição, envolvimento das auxiliares de secretaria, enfim empenho e dedicação de toda a equipe da escola, sendo colocado também da necessidade de todos estarem no local de trabalho bem mais cedo que o horário habitual para melhor orgnizar espaço e passar confiança aos pais e responsáveis, sugeriu-se também que as educadoras que tem apenas cem horas comparecessem a escola no turno inverso ao que trabalha para dar um suporte a equipe, não precisando necessariamente ficar o turno inteiro.
Atividade de integração da equipe
O grupo considerou que a formação foi de fundamental importância, pois contribuiu muito na melhor organização do ano letivo nas instituições que ofertam a educação infantil no município, pois entendemos que o período de acolhimento é um cuidado inerente ao projeto educativo da instituição e um indicador de qualidade do serviço prestado pela instituição, como fala o texto de Cisele Ortiz. Que traz os seguintes questionamentos: Diretores, coordenadores pedagógicos e educadores sua escola tem um projeto cuidadosamente elaborado para melhor acolher as crianças no início do ano letivo? Como o período de acolhimento e adaptação acontece na sua escola? Qual a importância em amenizar a ansiedade das crianças e famílias nos primeiros dias de convivência? Nessa discussão faz a seguinte abordagem sobre adaptação e acolhimento:
A adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas diferentes daqueles do espaço doméstico a que ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova situação. “Depende também da forma como é acolhida.” ( Cisele Ortiz.)1

Diante do exposto é que se faz necessário pensarmos e planejarmos todas as etapas do acolhimento que pretendemos proporcionar ao público desse segmento, contribuindo para diminuirmos a dor, a insegurança, o desconforto e até mesmo a rejeição que a criança sente na sua estréia a escola. Para tanto, precisamos receber bem as crianças, acolhê-las, compreender suas manifestações de choro e até ausência dele, pois esta é a dimensão sócio-educativa e estética do nosso trabalho. 
Roda de troca e interação

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