terça-feira, 8 de abril de 2014

ACOLHIMENTO AOS ALUNOS NO ANO LETIVO DE 2014

 A partir de um projeto que desenvolvemos com os assistentes educacionais para trabalhar a história do carnaval e suas contribuições como movimento que reafirma nossa multiplicidade das manifestações culturais, desenvolvemos várias atividades com as crianças, jovens e adultos que atendemos nas escolas. Todas as atividades tinham um cunho lúdico educativo no sentido de envolver os alunos e ao mesmo tempo levar conhecimento acerca desse evento considerado o maior da terra.
Oficina de construção dos materiais para a atividade
Alunos da Escola Santo Antônio do Praialta
Alunos da Escola Maria Divina Gomes de Jesus
 
Em todas as escolas os assistentes educacionais já haviam encaminhado as atividades propostas para discutir a temática aos professores titulares das turmas, pois devido a falta de merenda escolar e a redução do tempo de aula, o grupo adiou sua ida a escola, aproveitando o tempo para avançar no planejamento do trabalho anual. Mas ainda assim eles foram às escolas montar mural com informações diversas sobre o carnaval. As Escolas Santo Antônio do Praialta e Antônio Coelho foram as únicas instituições onde o projeto foi trabalhado na íntegra, pois o tempo de aula não foi prejudicado, o que possibilitou que as assistentes construíssem máscaras, instrumentos musicais, painel com a participação dos alunos, encenação teatral de algumas marchinhas, etc
Dentre as atividades desenvolvidas em todas as escolas, podemos citar:
1.      Contação da história do carnaval por meio da caixa literária construída pelo grupo para explorar a origem dessa festa, suas características iniciais, as modificações sofridas ao longo da história, etc.
2.      Confecção de máscaras utilizando balão e material alternativo.
3.      Exploração de algumas marchinhas de carnaval.
4.      Realização de gincana com provas de conhecimento geral e atividades relâmpagos.
Alunos da Escola Santo Antônio do Praialta
As escolas Antônio Coelho e Santo Antônio do Praialta organizaram um baile de carnaval envolvendo todos os alunos, foi um momento rico, pois rompeu-se com a ideia do carnaval como algo pecaminoso, depravado, ampliando a compreensão de sua essência que é uma só: a busca da alegria, da diversão e da interação.

Na Escola Santo Antônio do Praialta realizamos uma gincana completa com direito a torta na cara (utilizamos chantilly e anilina) e várias provas relâmpagos como: prova dos sabores, enchendo garrafa com esponja, mordida na maçã, colocando nariz no palhaço e muitas provas de conhecimento geral envolvendo a história do carnaval e outras temáticas como a história do nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário